segunda-feira, 27 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)
PhysalisOrg 2.0 é um espaço para construir relacionamentos estratégicos com pessoas relacionadas ao cultivo da fantástica fruta "Physalis". Encontre e troque receitas e informações do cultivo com pessoas que compartilham os mesmos interesses.
COMPOSIÇÃO FÍSICO QUÍMICA, SABOR E CONSUMO
Contém um alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência.. De sabor único, levemente acido e adocicado não tem comparação com outra fruta. Produz um suco delicioso e de sabor único. Muito apreciado pelos grandes chefes e gourmet da cozinha internacional em forma de doces, sorvetes, geléias, compotas, no fondue de chocolate e como tira gosto para degustação de vinhos. Bastante sofisticada, o consumidor brasileiro está utilizando-se da fruta produzida e importada da Colômbia ao preço de até U$ 20,00 por quilograma.
CURIOSIDADE
Pioneira na produção em grande escala a Colômbia abastece o mercado Latino Americano, Norte Americano e Europeu, chegando a fruta ser exportada por até US$ 20,00 o quilo.A Physalis (Uchuva) hoje representa 45% das receitas de exportação de frutas da Colômbia excetuando a banana.
PROPRIEDADES MEDICINAIS
Purifica o sangue, diminui a albumina dos rins, fortifica os nervos ópticos, limpa as cataratas, alivia problemas de garganta e controla a amibiasis.Coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado. Povos nativos da Amazônia (Colômbiana, Peruana e Brasileira) e nordeste do Brasil, utilizam suas folhas, frutos e raízes no combate das seguintes doenças:Diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado.
Estudos científicos recentes em andamento nos EUA, Europa e Ásia, ainda não concluídos, revelaram forte atividade como estimulante imunológico combatendo alguns tipos de câncer, leucemia, além de efeito antiviral contra os vírus da gripe, herpes, pólio e HIV tipo 1.Tem demonstrado alta eficiência como anti-bactericida, analgésico, antinflamatório, antiasmático, antihemorrágico, antiséptico, expectorante, hepatotônico, febrífugo, imunomodulatório, sedativo e vermífugo.Seu uso está sendo recomendado contra doenças de pele como: psoríase, dermatites, scleroderma, etc... Pesquisas realizadas em 1.980 por pesquisadores nos EUA, mostraram alta eficiência como citotóxico em células cancerosas das vias respiratórias e do cérebro. Mais recentemente cientistas da Fundação Oswaldo Cruz do Ceará isolaram a substancia chamada “PHYSALINA” que atua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados. A FioCruz e seus cientistas estão requerendo a patente desta descoberta.
Fontes - Universidade de Los Andes e Depto. De Planeacion de Colômbia.- Ministério de Agricultura y Desarrollo de Colômbia.- Livro: Plantas Medicinais no Brasil – nativas e exóticas. Autores: Harri Lorenzi e Francisco José de Abreu Matos - Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.http://www.plantarum.com.br
A primeira plantação experimental no Brasil foi realizada em 1999 no campo da Estação Experimental Santa Luzia.
ASPECTOS AGRONÔMICOS
Com início em 1999 a Estação Experimental Santa Luzia é pioneira no Brasil no cultivo desta fruta visando o seu melhoramento genético através de seleção.
Neste período varias experiências de cultivo foram realizadas obtendo-se excelentes resultados em diversidade de solo e espaçamento.
Acreditamos que se trata de uma excelente alternativa de agricultura para o pequeno e médio produtor rural brasileiro e que podemos transformar o Brasil de importador em exportador da fruta em curto a médio prazo.
Nossas experiências indicam que o PHYSALIS é uma excelente alternativa de negócio para o pequeno e médio produtor rural brasileiro.
Nome científico Physalis Angulata Família Solanácea do gênero Physalis Variedades Capsicifolia, Esquirolii, Lanceifolia, Linkiana e Ramosissima Origem Planta nativa e selvagem na Amazônia, Nordeste, Centroeste e Sudeste Brasileiro Nomes populares nestas regiões Camapum, saco de bode, bucho de rã, juá de capote e balão Também conhecida como Physalis na Europa e EUA, Hosuki no Japão e UCHUVA na Colombia