quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Concluido o plantio da Physalis para a safra 2010

Dia 20 de Novembro de 2009 concluímos o plantio da Physalis no Talhão 1.

Os meus colaboradores foram: Alcidea, José, Fernando e Valdeci, sem os quais não teria sido possível o plantio em tão pouco tempo.

Foram ao todo 4686 mudas plantadas com todo cuidado nas 3 parcelas:

Parcela A: 2660 mudas com espaçamento 2 x 1
Parcela B: 1018 mudas com espaçamento 3 x 1
Parcela C: 1008 mudas com espaçamento 3 x 1

Se o clima ajudar cada muda poderá produzir de 1 a 3 Kg entre Janeiro e Junho de 2010, e estaremos atingindo a meta inicial de produção ecológica e sustentável com a criação de trabalho e renda na Fazenda Floresta Negra.

Mais membros da AAEcoMinas - Associação do Produtores Ecológicos do Sul de Minas da qual sou associado desde Setembro de 2009 se mostraram interessados em iniciar o cultivo da Physalis já em 2010. Assim poderemos aumentar a oferta desta fantástica fruta no mercado, do qual até já temos consultas para exportação.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Novo Cultivar





Em agosto de 2009 inicamos o novo cultivar da Physalis angulata para a safra de 2010. Foram semeadas no viveiro e depois as plantas germinadas repicadas e repassadas para saquinhos plásticos. Durante o mês de outubro criamos os berços no campo para receber as mudas de Physalis, tudo de forma natural e orgânica preservando o meio ambiente na Fazenda Florersta Negra. Até o final do mês de novembro deveremos ter plantado 5660 mudas em 17.000 m2.


sexta-feira, 26 de junho de 2009

Um novo ciclo se inicia.



No dia 4 de junho de 2009 a primeira forte geada com temperatura de -4°C na Serra da Mantiqueira em Camanducaia, MG. O céu claro e sem nuvens, a relva congelada e a paisagem branca indicavam que as Physalis não haviam resistido. Claro que não foi surpresa pois sabia que a qualquer hora desde o mês de maio a geada poderia chegar e terminar com o ciclo da safra de 2009.
Mas assim se renova a cada ano o cultivo da Physalis e aproveitei para retirar as plantas mortas do campo para receber novas mudas nos seus berços a partir de agosto/setembro de 2009.
Parte das sementes já foram semeadas por mim no dia 13 de junho, dia de Santo António, em canteiros que preparei na estufa. Foram 1.500 sementes colocadas uma-a-uma em buracos de 5 cm de profundidade no canteiro com terra que recebeu substrato orgânico do minhocário.
Espero que apesar das baixas temperaturas a dormência não se prolongue muito e que até o dia 03 de julho as primeiras mudinhas apareçam no canteiro.


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Salada de pepino com molho de iogurte com mostarda e dill, acompanhado de morango e physalis


Para 4 pessoas

Ingredientes

100 gr. morango
150 grphysalis
4 pepinos
1 iogurte sem sabor
80 gr. mostarda
1 limão
Dill
Sal e pimenta

Preparo

1. Descasque os pepinos, corte os longitudinalmente e retire as sementes com a ajuda de uma colher de sobremesa.
2. Corte os pepinos em laminas delgadas.
3.- Limpe e corte os morangos em quartos e agregue a salada.
4. Retire os capuchos das physalis e enxagúe com um pouco de agua fria e agregue ao prato.
5.- Mescle o iogurte, a mostarda e dill a gosto, acrescente algumas pitadas de sal e pimenta e agregue limão a seu gosto.

Fonte da receita: http://www.hortifrut.cl/

terça-feira, 19 de maio de 2009

Linguado ao molho de Physalis

Prepare um linguado ao molho de Physalis


Calorias: 339 por porção*

Rendimento: uma porção


Ingredientes

- 180 g de filé de linguado

- 2 colheres (sopa) de iogurte natural

- 1 colher (chá) de vinagre balsâmico

- 24 unidades de physalis

- 1/2 limão

- 1 colher (sopa) de azeite

- 1/2 copo de vinho branco seco (para redução)

- 1 pires de minirrúculas "ciboulette" para decorar

- Sal e pimenta a gosto

Passo a passo

1 - Tempere os filés com limão, azeite, sal e pimenta. Reserve.

2 - Em uma frigideira anti-aderente, grelhe os filés de linguado por um minuto de cada lado.

3 - Acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Desligue o fogo e reserve.

4 - Liquidifique 20 physalis e passe numa peneira. Em uma tigela, misture a polpa da fruta com o iogurte, o vinagre balsâmico e uma pitada de sal.

5 - Montagem: no centro do prato, disponha o filé e cubra metade com o molho de physalis. Ao lado, distribua as minirrúculas e decore com as quatro physalis restantes e a "ciboulette".

Receita do chef José Luis Balon, do restaurante Mercearia do Francês em São Paulo

* Valor nutricional calculado pela RG Nutri (www.rg nutri.com.br)

segunda-feira, 18 de maio de 2009


PERFIL 

Filha da terra
 
Pioneira da agroecologia no país, Ana Primavesi ensina há mais de 60 anos que é possível aliar a produção de aliementos à conservação do meio ambiente 
 
TEXTO JANICE KISS 

Desde o início, ela manteve uma relação de intimidade com a terra. Talvez faça parte da herança da família de agricultores, no vilarejo de St.Georgen Ob Judenburg, no sul da Áustria. E foi na capital daquele país, Viena, que ela cursou Agronomia e casou-se com um colega de profissão. Mas a forte ligação com a natureza fez a agrônoma Ana Maria Primavesi ir na contramão das técnicas estabelecidas e procurar sempre se guiar pelos sinais que o solo oferece. Na sua forma de diagnosticá-lo, estão inclusas as práticas de cheirar a terra para saber se a matéria orgânica foi enterrada profundamente e sentir entre as mãos sua textura como indicativo do equilíbrio de nutrientes. 
Por mais de 60 anos, a maior parte deles no Brasil, ela se aperfeiçoa numa agronomia que, no seu modo de ver, 'não compete com as leis da natureza'. A doutora Ana Primavesi que preferiu excluir o Maria de seu nome por uma recomendação da numerologia, pois 'não dava um número bom', é considerada uma das pioneiras da agroecologia no país, ciência que leva em conta o restabelecimento ou a conservação do solo permeável protegido por uma vegetação diversificada. Numa tradução simplificada, significa extrair dos recursos naturais as condições ideais para o desenvolvimento das lavouras. 

Recomenda-se uma revisão de conceitos a quem se apressa em classificar essa forma de trabalho como alternativa. Essa senhora de 83 anos é responsável pela formação de três gerações de profissionais das ciências agrárias, cujo princípio básico é adequar a produção agrícola ao respeito de cada agroecossistema. Difícil de entender? Ana retoma sua própria história. 'Vivi uma época em que a agricultura química praticamente não existia', esclarece. Ela se refere à fazenda dos pais e de tantos outros camponeses que tocavam seus plantios antes da Revolução Verde, uma campanha iniciada nos Estados Unidos, durante a década de 60, que implantou a mecanização e o uso de defensivos nas plantações. O enfoque da Universidade Rural de Viena, onde se formou nos anos 40, era o mais próximo possível do que ela apregoa até hoje: garantir às gerações futuras o alimento e a conservação do meio ambiente. 

No seu modo de entender, os métodos de cultivo da terra em 1945 eram mais avançados se comparados aos dos dias de hoje, porque os homens não tinham optado pela monocultura. 'O plantio único nos trouxe uma avalanche de doenças aplacadas por agrotóxicos', afirma. E Ana Primavesi aproveita para dar uma aula. 'O adubo químico é basicamente formado por três elementos e a planta necessita de 45', diz.

Suas comparações nem de longe evocam uma espécie de saudosismo. Ela as utiliza como dados valiosos nas palestras que costuma proferir, atendendo a convites, em países da América Latina e Europa. No ano passado foram quase 40.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Tortinha de Physalis


Criatividade é que não falta a equipe de confeiteiros da Confeitaria Christina. Vejam que beleza de 'tortinha de chocolate meio amargo com Physalis'. A fruta de manejo orgânico tem como procedência o campo de cultivo da Fazenda Floresta Negra localizada a 1.620 m do nível do Mar na Serra da Mantiqueira, MG.
Para provar esta delícia visite a Confeitaria Christina localizada no seguinte endereço:
Rua Vieira de Moraes, 837 no Campo Belo em São Paulo, Capital.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mercado de produtos orgânicos se prepara para seu principal evento

Vitrine de tendências, lançamentos e termômetro do setor de orgânicos, a 5ª edição da Bio Brazil Fair acontece em julho e reúne dos tradicionais produtos in natura aos processados. 

Apesar de ainda faltarem alguns meses para a quinta edição da Bio Brazil Fair - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, o setor já se prepara para seu principal evento, que acontece de 23 a 26 de julho, em São Paulo. Depois de receber 19.150 visitantes, entre profissionais e público em geral, na edição passada, os organizadores do evento prevêem uma visitação de 21 mil pessoas em 2009. 

Promovida pela Francal Feiras, em parceria com a BrasilBio - Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos do Brasil, a feira em pouco tempo de existência tornou-se referência no mercado de orgânicos, ao oferecer um espaço para oportunidades de negócios e troca de tecnologia para o desenvolvimento do segmento. 

Aberta ao público e com entrada gratuita, a Bio Brazil Fair foi desenvolvida com o intuito de disseminar o conceito de alimentação orgânica junto ao consumidor. O evento, que possibilita a compra direta do produtor, é voltado para atacadistas, distribuidores, exportadores e importadores, fabricantes, lojistas, hotéis e restaurantes, supermercados, processadores, produtores e profissionais de saúde. 

Neste ano, participam do evento 150 expositores, que reúnem produtos que vão dos processados aos in natura, como achocolatados, molhos de tomate, geléias, café solúvel, leite em caixinha, iogurtes, chás em saquinhos, cereais matinais e grãos. Ao chegar ao evento, o visitante se depara com uma variedade tão grande de produtos, que até mesmo cosméticos e roupas confeccionadas a partir de tecido orgânico encontra. Não por acaso, a gerente de negócios da Francal Feiras, Lúcia Cristina de Buone defende: "Visitar um evento como a Bio Brazil Fair é deparar-se com uma verdadeira vitrine do setor e de todo seu potencial, porque aqui você encontra não só uma variedade impressionante de produtos, como também tem a chance de constatar, muitas vezes em primeira mão, todas as novidades que surgem nesse mercado ano a ano." 

Ao encontro do alto grau de desenvolvimento de um setor que evolui ao compasso da conscientização do consumidor sobre os produtos orgânicos e seus benefícios, a gerente de negócios da Francal Feiras chama atenção para o papel da Bio Brazil Fair no contexto do próprio mercado de orgânicos: "Tão importante quanto a geração de negócios é o papel que a feira têm na difusão e democratização do conceito de alimentação orgânica. Nesse sentido, o evento cumpre o papel fundamental de divulgar e promover o orgânico. " 

Paralelamente à Bio Brazil Fair acontece a Natural Tech - Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, um evento especialmente desenvolvido para lançar e promover lançamentos em alimentos funcionais, probióticos, macrobióticos, integrais, diet e light, suplementos e fitoterápicos, cosméticos naturais e terapias complementares. 


BIO BRAZIL FAIR 2009 - 5a FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLOGIA 
Local: Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera (entrada pelo portão 3) 
Data: de 23 a 26 de julho 
Horário: das 11 às 20 horas 
Promoção: Francal Feiras e Brasil Bio - Associação de Produtores e Processadores Orgânicos do Brasil 

Colaboração: IBD Certificações 
Apoio: SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus 
EVENTO ABERTO AO PÚBLICO, COM ENTRADA FRANCA

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Livres de agrotóxicos, a prioridade é preservar a natureza

Brasil é o terceiro maior país com áreas destinadas à plantação de orgânicos 

Agora é lei 

Até o final do ano, produtores de orgânicos, cerca de 85% em pequenas propriedades espalhadas pelo País, ganharão um selo único e procedimentos básicos de cultivo, colheita e armazenamento, segundo Ministério da Agricultura 

Mercado 

Dados de 2007 da revista Empreendedor Rural: os orgânicos movimentam um mercado de US$ 26 bilhões por ano. Em 2008, as 64 empresas associadas ao Projeto Organics Brasil exportaram US$ 58 milhões para 70 países 

Avanço 

O Brasil é o terceiro maior país com áreas destinadas à plantação de orgânicos: hoje, produz-se em 1,8 milhão de hectares. A informação é da Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica International 

Como funciona 

Produto orgânico não utiliza agrotóxico, adubo ou herbicida químico. Não emprega mão-de-obra infantil ou pessoal em condições precárias de trabalho. Todo produtor deve atender às normas do Código Florestal 

(Agência Sebrae de Notícias - 28.04.2009) 

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Physalis-Noticias


Propriedades da physalis chamam atenção de pesquisadores. Valores nutricionais e medicinais da fruta ajudam a combater vários tipos de doenças

A fruta physalis é muito apreciada pelos grandes chefs e gourmet da cozinha internacional, principalmente em forma de doces e como tira gosto para degustação de vinhos. Mas os valores nutricionais e medicinais, que vão muito além das aplicações culinárias, têm chamado a atenção dos pesquisadores. Graças a essas propriedades, a fruta também pode ser vendida como extrato, em forma de cápsulas.

Além do alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides – alguns recém-descobertos pela ciência – a fruta ajuda a combater várias doenças, como diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado. Recentemente, cientistas da Fundação Oswaldo Cruz, do Ceará, descobriram que a substância physalina atua no sistema imunológico humano, evitando a rejeição de órgãos transplantados.

Além disso, estudos científicos recentes em andamento nos EUA, Europa e Ásia, ainda não concluídos, revelaram forte atividade como estimulante imunológico, combatendo alguns tipos de câncer, como leucemia, além de efeito antiviral contra os vírus da gripe, herpes, pólio e HIV tipo 1.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Cheese Cake de Physalis




Cheese Cake de Physalis

Ingredientes
2 ovos inteiros
1 xicara de açúcar light
1 xicara de chá de leite
150 gr de cream cheese light
300 gr de ricota

1 base de pão-de-ló sem o miolo
Compota ou geléia de physalis

Preparo
Bater os até obter uma massa uniforme bem lisa e cremosa. Colocar a massa dentro do Pão de Ló e levar ao forno de 30 a 40 minutos em forno a 180 graus, até a superfície apresentar uma leve tonalidade dourada. Acrescentar e espalhar 4 colheres de compota ou geléia de physalis sobre a massa dourada e levar novamente ao forno por mais 15 minutos a 180 graus. Retirar e resfriar naturalmente ou em refrigerador. Decore com physalis in natura.

Receita elaborada por Maria José Schües

sábado, 28 de março de 2009



MANEJO DO SOLO E CONTROLE ALTERNATIVO DE PRAGAS E DOENÇAS NA AGRICULTURA ORGÂNICA

Meu primeiro de muitos cursos voltados para a agricultura foi no dia 28.03.2009 e tratou de aplicação prática de conceitos sedimentados pela agricultura orgânica, proferido pelo professor Helcio de Abreu Junior. Estou realizando uma reengenharia pessoal para me transformar em um agricultor orgânico e o que eu aprendi hoje foi a pedra fundamental para este processo. Recomendo o curso a todos adeptos da agricultura e aqueles que pretendem colaborar para um planeta mais saudável e do bem viver.

O próximo passo será no dia 23 de maio, quando estarei diretamente no campo para colocar em prática alguns conceitos que aprendi neste curso na AAO - Associação de Agricultura Orgânica. Venha e participe!


Programa:

A teoria da Trofobiose. Evidências e relatos de campo.
Relação entre nutrição e manejo de solo com susceptibilidade a pragas e doenças.
Causas do aparecimento das doenças e pragas mais freqüentes em agricultura e sua prevenção com nutrição de plantas.
O que é um solo equilibrado?
Forma de identificação de compactação, instrumentos e interpretação de plantas espontâneas.
O método Albrecht de fertilidade do solo.
Interpretação completa de análise do solo e suas relações com o desenvolvimento das plantas e ataque de pragas e doenças.
Cálculo para construção da fertilidade do solo com insumos de baixo custo e impacto ecológico e grande efeito residual.  Exigências de solo de grupos de plantas.
Técnicas de recuperação de áreas degradadas e recuperação da capacidade produtiva dos solos.
Adubação verde prática e de baixo custo.
Efeitos de quebra-ventos e plantas de instalação rápida.
Plantio ecológico de árvores: sistema berço esplêndido.
Adubação de árvores e recuperação de pomares;
Cálculo de compostagem, elaboração e uso de composto orgânico, húmus, pós de rocha, carvão, insumos locais, condicionador de solo, organomineral, micronutrientes.
Prevenção e Controle de pragas e doenças em plantas e animais com insumos naturais e de fácil elaboração na propriedade.
Uso de extratos de Nim, Timbó, pirolenhoso, sulfocálcica, bordalesa, silício, extrato de húmus, biofertilizantes.
Prevenção e controle alternativo de formigas cortadeiras.
Docente: Helcio de Abreu Jr. - Eng. Agrônomo pela UFLA (Lavras-MG).
Mestre pelo CENA-USP (Piracicaba).
Professor da Faculdade Cantareira, na área de controle de pragas e Agroecologia.
Coordenou a publicação do livro “Práticas Alternativas de Controle de Pragas e Doenças na Agricultura", Coletânea de Receitas.
Consultor de produtores orgânicos e convencionais na área de redução de custos e manejo de solo, e controle de pragas e doenças.
Consultor da empresa Base Fértil Comercial Agrícola Ltda. ( www.basefertilagricola.com.br).
Produtor de mudas e produtos a base de Nim.

Próximas datas:
sábado, 11 de julho de 2009 
sábado, 22 de agosto de 2009 
quinta-feira, 12 de novembro de 2009 

Horário: 9h às 17h
Taxa de inscrição: R$ 80,00 (R$ 65,00 para sócios)
Local: Parque da Água Branca, SP

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES ANTECIPADAS:
(11) 3875-2625 - cursos@aao.org.br

---------------------------------------------------------------------------------------------------
A PhysalisOrg 2.0 respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem. Se você não deseja mais receber nossos e-mails , responda a esta mensagem com o título "remover".

quarta-feira, 18 de março de 2009





Compota ou calda de Physalis

Ingridientes

  • 400 g da fruta Physalis lavada.
  • 40 g de açúcar light ou para caldas e doces.

Modo de fazer

  • Corte ao meio 1/3 das frutas
  • Coloque as em uma panela de aço inox de tamanho médio.
  • Acrescente 40 g de açúcar.
  • Leve ao fogo médio utilizando fogão à gaz e mexa regularmente.
  • Após 25 minutos a compota estará pronta.
  • Acondicione em vidro pré-lavado/esterilizado com água fervente.

  • Para 3 litros de compota use 4 Kg da fruta Physalis e 400 g de açúcar.

          Receita elaborada por Peter Schües

A compota ou calda de Physalis é elaborada com o melhor da fruta, com um mínimo de adição de açúcar, sem conservantes ou qualquer outro aditivo ou tempero. Ideal para a preparação de sorvetes, sucos, musses, chutney's, doces e nas refeições matinais.

----------------------------------------------------------
A PhysalisOrg 2.0 respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem. Se você não deseja mais receber nossos e-mails , responda a esta mensagem com o título "remover".

terça-feira, 17 de março de 2009


MOUSSE DE PHYSALIS

Composição
  • Uma lata de leite condensado (400 ml).
  • Uma porção de compota de physalis (400 ml).
  • Suco de 2 limões grandes.
  • 3 claras de ovos.
  • Essência de amêndoa.
  • 6 gramas de gelatina sem sabor / incolor dissolvida conforme instruções do fabricante.

Modo de fazer

  • Misturar o leite condensado, suco de limão e compota de physalis.
  • Acrescentar a gelatina dissolvida e levar o creme a geladeira.
  • Bater as claras em neve com 5 gotas da essência de amêndoas.
  • Retirar o creme da geladeira e incorporar delicadamente as claras em neve.
  • Distribuir o creme resultante em taças individuais e levar a geladeira por no mínimo 4 horas.
  • Decore a mousse com compota de physalis e coloque uma physalis no topo.

Serve 8 taças como ilustrado na foto

Receita elaborada por Maria José Schües

---------------------------------------------------------

A PhysalisOrg 2.0 respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Esperamos que você tenha apreciado esta mensagem. Se você não deseja mais receber nossos e-mails , responda a esta mensagem com o título "remover".