terça-feira, 20 de março de 2012

II Reunião Técnica da Cultura da Physalis


II REUNIÃO TÉCNICA DA CULTURA DA PHYSALIS

Fisalis, pequeno fruto, exótico, com boas características organolépticas, como o alto teor de açúcar e vitaminas A e C, vem se constituindo como excelente alternativa para o pequeno e médio produtor, podendo transformar o Brasil de importador a exportador da fruta, em médio ou curto prazo. Entretanto, a expansão da cultura depende do desenvolvimento de tecnologias e pesquisas que viabilizem o sistema. Diante disto, a Universidade do Estado de Santa Catarina, em conjunto com a equipe de fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (CAV), com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizarão a II Reunião Técnica da Cultura da Physalis, nos dias 03 e 04 de abril de 2012, no CAV - UDESC.
Nessa reunião serão abordados temas como aspectos técnicos e de mercado, melhoramento genético, características dos produtores e da produção de physalis no sul do Brasil, propriedades nutracêuticas e compostos fitoquímicos, obtenção de fitomedicamentos, cultivo orgânico e as principais problemáticas para a produção de Physalis, com visita técnica à um produtor de physalis no último dia do evento.
As inscrições poderão ser realizadas no dia do evento ou poderão ser antecipadas entrando em contato com a equipe de fruticultura do CAV pelo e-mail fruticulturaudesc@yahoo.com.br ou pelo telefone (49) 21019179. 
Programação e maiores informações no site http://fruticultura.cav.udesc.br, no email fruticulturaudesc@yahoo.com.br, ou pelo fone: 049 2101 9179.

Data Inicial

03/04/12

Data Final

04/04/12

Local

CAV - UDESC
http://fruticultura.cav.udesc.br

3 comentários:

  1. Viva! Vivo em portugal, e uma vizinha tem num canteiro perto de casa um arbusto que é uma physalis. Acontece que pouco conhecia esta planta, apenas tenho visto o fruto à venda em mercados, a um preço abusivo. O arbusto está dando frutos agora. Vim pesquisar na net, sobre como se comia, receitas onde podia usar, e li já e vários sites que há uma variedade que é tóxica. Minha dúvida é como posso reconhecer a tóxica da benéfica? Muito obrigada pela disponibilidade. Magda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magda,

      não conheço a Physalis tóxica pois cultivo a variedade "peruviana" que é de coloração amarela ao laranja. Outra em meu pomar é a Physalis Ixocarpa que tem a coloração marmrizada de verde e roxa. Saudações, Peter

      Excluir
  2. Moro em Massachusetts, nos Estados Unidos e depois da neve, comeco a plantar no meu quintal. Este ano vou experimentar plantar a phisalys, vamos ver se consigo colher os frutos antes da neve voltar.
    Estou curiosa para acompanhar o crescimento da planta e colher as "preciosidades" pois aqui onde moro, ninguem conhece, vou fazer sucesso.

    ResponderExcluir