sexta-feira, 15 de julho de 2011

Atadora para agricultura e jardinagem

Conheci recentemente pelo YouTube uma ferramenta que com certeza irá facilitar em muito o nosso trabalho de tutoramento da Physalis quando lançada no Brasil. Trata-se do sistema atador Rubangel produzido em Alicante na Espanha. Em breve quem sabe teremos novidades a respeito em nosso País.

10 comentários:

  1. Ola, será que vale mesmo a pena?

    Acho que este sistema usa muito plástico, gostaria que fosse possivel fitas de papel resistente.

    Eu enrolo as plantas mas as vezes este sistema dava um jeitão, sei também que o preço desta ferramenta é relativamente cara.

    Em Portugal já vi alguns vinicultores usarem. Penso que esta ferramenta seria útil na physalis caso os arames fossem baixados até ao nível da planta. Ai penso que se deixava de usar as ráfias de plástico. E se ataria a planta directamente no arame, provavelmente deveríamos de ter mais uma fiada de arame. SÃO IDEIAS.

    Continuação de bom trabalho
    Luís Manso
    http://physalisperuvian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. sr:schues ;estou muito apaixonado por esse tal de physalis: PRANTAR E COLHER EU ACHO FACIL O QUI EU GOSTARIA DE SABER É SE É FACIL COMERCIALIZAR POR FAVOR SEJA SINCERO AQUARDO RESPOSTA OK?

    ResponderExcluir
  3. amigo Peter sou de Portugal e estou a começar uma plantação de physális peruviana cerca de 600 plantas mas tenho poucos conhecimentos sobre a planta, na altura da colheita será preciso colher a fruta diáriamente ou de semana a semana ou só quando os cálices estão secos ? gostaria de trocar idéias e conhecimentos com você se for possivel
    sem outro assunto.
    Adelino Ramos

    ResponderExcluir
  4. olá Adelino, podemos trocar informações e posso lhe dar orientações a respeito do cultivar Physalis.
    Para tanto vamos nos corresponder por e-mail.

    physalis.org@gmail.com

    Saudações

    Peter Schües

    ResponderExcluir
  5. 0k amigo Peter dentro de dias volto a contactar

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal alguem pode me informar onde posso comprar uma atadeira dessas? Marca ou empresa .
    Obg

    email.jos_san_27@hotmail.com
    Jossan.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jossan, aqui no Brasil temos um importador da marca Limmat localizado no Paraná. Acesse o site: http://www.limmat.com.br/produtos/alciador/
    Os produtos Rubangel aínda não estão disponíveis para comercialização por enquanto.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Sou de Portugal e gostaria de contactar o Adelino Ramos para troca de experiências sobre produção de Physális em Portugal. É possivel fazer-lhe chegar o meu email: luisfilipefurtado@gmail.com.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Peter!

    Sou de Curitiba e estou iniciando o cultivo de Physalis. (com meia úzia de plantas, para testar)
    Estou bem empolgada pq é uma planta resistente e de rápida produção. O caso é que não temos muita informação sobre o cultivo no Brasil, então gostaria de saber se você pode me dar algumas dicas quando eu precisar. Pelo que eu vi nas suas postagens, o clima aí é bem parecido com o meu aqui. Na minha pequena chácara é muito frio e as poucas plantas que eu tinha morreram com a geada. Algumas rebrotaram, mas não querem se densenvolver, mesmo tendo mudado-as para outro lugar.
    Em compensação, uma nasceu por semente que eu joguei no chão e está LINDA e já desenvolvendo frutos.
    Não encontrei nada sobre poda, mas vi uma postagem em que vc diz que podou as suas.

    Tenho mais um aluno (sou instrutora de um curso profissionalizante de jardinagem), que tb está iniciando o cultivo. Inclusive foi com ele que consegui as primeiras mudas. Nascem espontaneamente no sítio dele.

    Encontrei um produtor que vende sementes pelo mercado livre. Achei interessante, pois vi como a planta obtida por semente se desenvolveu bem.

    Enfim, agradeço se você puder me ajudar com alguma informação.

    Entrei neste link para contar que a limmat vende este ferramena, mas vc já sabe.

    Abraço,


    Gisela Koloda

    ResponderExcluir
  10. Bom dia.
    Sou de Portugal e estou a usar esta atadora na minha plantação de physalis. Muito prática esta atadora e para a physalis em meu ver da muito jeito pratica e rápida o suporte da planta para quem usar fios ou arame a nível da planta.
    rgb83@iol.pt

    ResponderExcluir